O cronograma dos principais programas de acesso ao ensino superior foi alterado pelo Ministério da Educação (MEC).
Além do adiamento do período de inscrição para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), divulgado nesta terça-feira (16) após reclamação dos estudantes, o governo também mudou as datas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Programa de financiamento Estudantil (Fies).
Os programas permitem o acesso a instituições de ensino públicas e privadas em todo o país.
Segundo o secretário de Ensino Superior do MEC, o Wagner Vilas Boas Souza, a alteração foi feita para atender um pedido das instituições de ensino.
Para o Sisu, o MEC já publicou o edital. Os demais programas deverão ter editais divulgados nesta semana – mas as novas datas já foram divulgadas.
Confira os novos cronogramas:
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema do MEC que reúne milhares de vagas de graduação em universidades públicas brasileiras. Para participar do Sisu é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e não ter tirado nota zero na prova de redação.
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais em universidades privadas em cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica. O programa tem dois critérios de avaliação: desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a avaliação da renda familiar.
(mais detalhes após a divulgação do edital)
O Programa de financiamento Estudantil (Fies) é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.
Fonte: G1 Educação