
O Ministério da Educação (MEC) empossou, nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, o novo reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Carlos Henrique de Carvalho. A cerimônia de posse foi realizada na sede do MEC, em Brasília, e contou com a presença do ministro Camilo Santana. Ele reforçou o compromisso da pasta com a autonomia das instituições e com o respeito à democracia.
“Este governo tem compromisso com a educação pública de qualidade, com as nossas universidades, o que passa, também, por manter o respeito à escolha da comunidade acadêmica”, destacou o ministro. Segundo ele, a UFU, que completa 47 anos em 2025, é um patrimônio não só de Uberlândia e de Minas Gerais, mas do Brasil. “Estamos juntos nos desafios que se apresentam, a nossa luta é comum: por mais orçamento, pela melhoria e valorização do ensino público no país.”
Biografia – Carvalho é graduado em História (1993) e tem mestrado em Educação (1999) pela UFU. Também possui doutorado em História Econômica (2003) pela Universidade de São Paulo (USP) e estágio de pós-doutorado em História da Educação (2008) pela Universidade de Lisboa, Portugal. Atualmente, é professor titular da Faculdade de Educação (Faced/UFU), credenciado como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da instituição.
“Assumir a reitoria da UFU é um misto de honra e de responsabilidade: honra por estar à frente de uma instituição que há décadas transforma vidas por meio da educação, da ciência e da cultura, e responsabilidade por saber que os desafios que nos esperam exigem muito mais do que uma gestão eficiente, exigem comprometimento, visão estratégica e um olhar atento ao impacto da UFU na sociedade”, afirmou o novo reitor.
Ao longo da carreira, Carvalho integrou os conselhos das principais agências de fomento do estado e do Brasil: a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O professor é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1B e membro do Conselho Curador da Fapemig.
Como gestor, coordenou o PPGED/UFU, foi diretor da Faced e, entre 2017 e junho de 2024, foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU. Além disso, presidiu o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Forprop) de 2020 a 2022.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)