Já está no ar a coleção Conta pra Mim: uma mini biblioteca em formato digital, com 40 livros disponíveis para download, gratuitamente, sem a necessidade de qualquer tipo de cadastro. Para acessar o conteúdo, basta ir ao site do programa Conta pra Mim: http://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim. Dá para ler o livro on-line, imprimir se quiser e, ainda, baixar a versão para pintar com os pequenos. A iniciativa, da Secretaria de Alfabetização (Sealf), do Ministério da Educação (MEC), conta, também, com uma série de vídeos com 20 fábulas de Monteiro Lobato narradas pelo cantor, compositor e violonista Toquinho, além de 8 cantigas infantis também interpretadas pelo artista. Para que o material tenha o maior alcance possível, o MEC se preocupou em preparar uma versão acessível, com Libras e legenda, para cada um dos vídeos. E para quem tem habilidade com instrumentos musicais, também foram disponibilizadas as partituras das cantigas para que os familiares e professores possam tocar para as crianças.
YouTube
Além de estarem no site do programa, todos os vídeos estão hospedados na plataforma YouTube e organizados em playlists (clique em cada uma para acessar), da seguinte forma e com as respectivas histórias e cantigas:
Conta pra Mim – Fábulas narradas por Toquinho
Conta pra Mim (Libras) – Fábulas narradas por Toquinho (versões acessíveis)
A Assembleia dos Ratos
A Menina do Leite
A Mosca e a Formiguinha
A Raposa e as Uvas
Burrice
O Cão e o Lobo
O Carreiro e o Papagaio
O Cavalo e o Burro
O Galo que Logrou a Raposa
O Gato Vaidoso
O Orgulhoso
O Pastor e o Leão
O Ratinho, o Gato e o Galo
O Rato da Cidade e o Rato do Campo
O Reformador do Mundo
O Sabiá e o Urubu
O Útil e o Belo
O Velho, o Menino e a Mulinha
Os Dois Burrinhos
Qualidade e Quantidade
Canta pra Mim – Cantigas cantadas por Toquinho
Conta pra Mim (Libras) – Cantigas narradas por Toquinho (versões acessíveis)
Cai, cai balão / Marcha soldado
Teresinha de Jesus
O Cravo brigou com a Rosa
Alecrim
Se esta rua fosse minha
Meu chapéu/Meu limão, meu limoeiro
O trem maluco
A canoa virou
Conta pra Mim
O Conta pra Mim é o programa que orienta, promove e estimula a literacia familiar, como a prática da leitura em voz alta feita pelos adultos às crianças, preparando-as para o ciclo de alfabetização. Não se trata de alfabetizar precocemente as crianças, mas de promover, por meio de atividades lúdicas, o desenvolvimento da oralidade, contatos com a escrita etc. Há até dicas, por exemplo, para os pais praticarem a leitura para os filhos desde quando ainda estão na barriga da mãe. Estudos mostram que essa é uma forma de os bebês se familiarizarem com a voz dos pais. Depois que nascem, os bebês continuam assimilando sons e palavras e, à medida em que crescem, vão adquirindo vocabulário. Todo esse processo trará resultados e influenciará na fase de alfabetização.
Além da Coleção Conta pra Mim, lançada na última terça-feira (25 de agosto), o programa disponibiliza um Guia de Literacia Familiar, validado por especialistas estrangeiros, e um conjunto de 40 vídeos explicativos, com linguagem simples e acessível sobre a prática de literacia familiar. Todo o material está disponível na página do programa. Também há uma playlist com histórias narradas nas principais plataformas de música e podcasts (Spotify, Deezer e SoundCloud). “O MEC também disponibilizou uma série especial, de 17 vídeos, com dicas para os pais aproveitarem melhor o tempo com as crianças em casa neste período de recolhimento social, que pode ser conferida no canal do MEC no YouTube. Outros conteúdos serão disponibilizados em breve na página do Conta pra Mim”, acrescentou o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim.
Vale destacar que o programa é para todas as famílias brasileiras, em especial para as que vivem em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Por isso, o MEC estuda possibilidades de parceria com outros ministérios que também possuam programas voltados para o mesmo público-alvo, a fim de que o maior número possível de famílias possa ter acesso ao Conta pra Mim. Isso não impede que secretarias estaduais e municipais recomendem os conteúdos do programa para os professores da educação infantil.
Fonte:MEC