O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), participou da cerimônia de concessão de título de doutora honoris causa à deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), outorgada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O evento foi realizado na segunda-feira, 26 de agosto, no Dia Internacional da Igualdade Feminina, no Campus Seropédica, com transmissão pelo canal da instituição no YouTube.
O secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil, elencou diversos marcos históricos da trajetória de Benedita, como o de ter sido a primeira mulher negra a se eleger vereadora, deputada federal, senadora e governadora do Rio de Janeiro. Ele lembrou, ainda, de ela ter sido relatora da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) das Domésticas, que ampliou os direitos trabalhistas dessas profissionais.
“Poucos aqui, principalmente as mulheres negras, têm alguma dimensão dos sofrimentos e desafios que foram superados por Benedita da Silva para ser a primeira em vários momentos. Não tenho como dimensionar o quanto ela enfrentou em termos de preconceito e racismo para galgar esses espaços, que não foram algo somente para ela e para os próximos a ela, mas foram algo para toda a população”, afirmou.
Aplaudida de pé, a deputada se emocionou com a condecoração. “Ao chegar aqui, na Rural, vi pessoas como eu, uma preta, favelada, mulher, que eu não via nos bancos escolares quando eu teimei em seguir estudando, sabendo que, de onde eu saí, o trabalho vinha primeiro. Como é gratificante ver que a universidade pública passou a ter a nossa cara. O seu rosto passou a ter a nossa raça. A sua cor e a sua etnia passaram a ter o nosso gênero. A sua identidade e o seu nome social passaram a ter as nossas origens, um lugar de onde você veio, um lugar de onde eu vim”, afirmou Benedita, que aproveitou para reforçar o pedido por mais investimentos nas universidades.
A presidente da Capes, Denise de Carvalho, reiterou o compromisso do governo federal em fortalecer as instituições federais de ensino superior e celebrou o título da parlamentar. “Benedita, você é uma inspiração! Pessoas como você existem e mostraram para nós, que viemos logo após você, que é possível nos libertarmos dos preconceitos da sociedade, que nos afastam do que é ser humano”, disse.
Participações – O evento teve mesa composta também por Roberto Rodrigues, reitor da UFRRJ; Cesar Da Ros, vice-reitor da instituição; Pedro Paulo Silva, diretor do Instituto de Tecnologia da UFRRJ; Maurício Marins, técnico-administrativo propositor da concessão do título. Além deles, estiveram presentes representantes de diversos espectros políticos e de universidades.
Doutor honoris causa – A honraria significa “por causa de honra” e é concedida, independentemente da instrução educacional, a quem se destacou por suas virtudes, méritos ou iniciativas em suas áreas de atuação ou pelo bem comum. O agraciado passa a desfrutar dos mesmos privilégios daqueles que concluíram um doutorado acadêmico convencional. No Brasil, cada instituição de ensino superior define, em sua legislação interna, quem pode receber a titulação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu