O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB ), realizou nos dias 25, 26 e 27 de maio, junto à Coordenação-Geral de Ensino Médio (Cogem) e a Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (Cogeam), a I Jornada PNLD 2025, evento de cunho formativo e de planejamento para fomentar a construção do edital do PNLD 2025 e a implementação dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio (NEM).
O evento foi o primeiro de três e também um marco institucional que contribuirá para a construção do edital de acordo com a realidade e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre os objetivos específicos estão: sensibilização e impacto do Programa do PNLD; trazer um panorama do que são os Itinerários Formativos; credibilidade e necessidade das discussões em grupo sobre Itinerário Formativo. O evento teve como participantes servidores da SEB, Setec e convidados, entre eles o coordenador de Editais e Avaliação, João Quaresma e a coordenadora-geral de Materiais Didáticos, Janaína de Aquino Ferraz.
O consultor de linguagens e suas tecnologias do Banco Mundial, Adalberto Vitor Raiol Pinheiro, destacou que o evento trouxe por meio das palestras e painéis assuntos relevantes que devem ser conversados: “Outro ponto importante é o contato pessoal com todas as coordenações e representantes de setores que estão em envolvidos no novo ensino médio , nessa produção de materiais. De grande valia também poder, apreciar o trabalho do outro , a gente enxergar e vislumbrar o que os outros sentiram, foi muito positivo de um modo geral toda a programação”, relatou.
A programação antecede o lançamento do Edital do PNLD 2025. Com esse edital, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) oferecerá, pela primeira vez, os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Por essa razão, a publicação desse edital é decisiva para a implementação do Novo Ensino Médio no que diz respeito aos materiais didáticos.
Segundo a coordenadora-geral de Materiais Didáticos, Janaína de Aquino Ferraz, o evento é uma ideia antiga que está sendo posta em prática agora para construção de um edital com base em dados fidedignos de cada unidade da federação. “O objetivo é que tenhamos um desenho de material didático cada vez mais próximo das demandas específicas. Temos como objetivo alinhar as ações entre MEC, FNDE e secretarias de estado para que o PNLD tenha adesão e alcance esperados. Contamos com consultores que vieram por financiamento do Banco Mundial. Assessores pedagógicos selecionados para subsidiar os relatórios e acreditamos que esse seja o caminho para atingir o objetivo de, a cada edição do PNLD, termos recursos Didáticos adequados às demandas atuais”, destacou a coordenadora.
PNLD
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas ao Poder Público.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB.