MEC prorroga a consulta pública do Novo Ensino Médio por mais 30 dias
Notícias
junho 6, 2023

O Ministério da Educação (MEC) optou por prorrogar a consulta pública do Novo Ensino Médio por mais 30 dias, atendendo ao pedido de entidades educacionais. Agora, os interessados têm a oportunidade de participar até o dia 5 de julho.

Essa decisão busca ampliar a participação social no debate em torno do novo modelo de ensino médio, que foi aprovado em 2017 e está sendo gradualmente implementado em todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas, desde 2022.

O Novo Ensino Médio é um modelo obrigatório que todas as instituições de ensino do país devem adotar. Seguindo a lei, a carga horária é progressivamente aumentada.

Anteriormente, eram necessárias, no mínimo, 800 horas-aula por ano (totalizando 2.400 horas ao longo do ensino médio). Já no novo modelo, a carga horária deve atingir 3.000 horas durante os três anos do ensino médio.

A partir de 2022, as disciplinas tradicionais foram agrupadas em áreas do conhecimento, como linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

Por fim, a partir desse ano, cada estudante possui a liberdade de personalizar seu próprio ensino médio, escolhendo as áreas nas quais desejam se aprofundar, conhecidas como “itinerários formativos”.

Confira também:

Fonte: G1