Ministério de Angola conhece sistema brasileiro de avaliação
Notícias
Gabrielle Boeze 31 de março de 2025

CAPES recebeu na última quinta-feira, 27 de março, a visita de uma missão do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola. Os integrantes vieram conhecer o sistema de avaliação da pós-graduação stricto sensu e os programas de cooperação internacional brasileiros.

De Angola, o diretor Nacional de Ensino Superior, José Luís Mateus Alexandre, e o diretor-adjunto do Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior, Manuel Zau, foram recebidos pelos diretores da CAPES Antonio Gomes de Souza Filho (Avaliação) e Rui Oppermann (Relações Internacionais). “Queremos ampliar o intercâmbio científico e de formação entre as duas nações para que mais pesquisadores angolanos venham ao Brasil e cientistas brasileiros também possam ir ao nosso país”, destacou José Luís.

Em relação à avaliação dos cursos de mestrado e doutorado, a missão angolana recebeu informações sobre a trajetória, as tendências e os desafios do processo avaliativo no Brasil. Também tiveram acesso a informações sobre normatização e assistiram a um panorama geral do Sistema Nacional de Pós-Graduação, que tem cerca 350 mil alunos em cinco mil programas. “Estamos disponíveis para contribuir, seja por meio de capacitação e transferência de conhecimento e tecnologia, com a avaliação da educação superior de Angola”, ressaltou o diretor Antonio Gomes de Souza Filho.

O diretor Rui Oppermann reforçou o compromisso da CAPES em ampliar as cooperações com as nações do Sul Global. “É uma prioridade nossa estabelecer e fortalecer as parcerias com os países da América Latina, do Caribe e da África”, afirmou. Ele também elencou programas relevantes como o  Programa de Estudantes-Convênio em sua modalidade de Pós-Graduação (PEC-PG), para que estudantes estrangeiros venham estudar no Brasil, e o CAPES Global, que será lançado em breve para que as universidades atuem em redes no processo de internacionalização.

Durante o encontro, a coordenadora da Diretoria de Educação a Distância da CAPES, Joana de Sousa, apresentou informações sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O sistema UAB envolve 151 Instituições Públicas de Ensino Superior, ofertando 856 cursos em 1.052 polos em todos os estados e no Distrito Federal, principalmente voltados à formação de professores.

Durante o encontro, a coordenadora da Diretoria de Educação a Distância da CAPES, Joana de Sousa, apresentou informações sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O sistema UAB engloba 151 instituições públicas de ensino superior, oferecendo 856 cursos em 1.052 polos distribuídos por todos os estados e pelo Distrito Federal, com foco principal na formação de professores.

Angola tem 106 instituições de ensino superior, sendo 70% delas privadas, e 262 cursos de pós-graduação. A missão de também visitou, ao longo da semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira (Inep) e a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação. O objetivo dos encontros foi colher experiências para o aprimoramento das atividades de credenciamento e avaliação de cursos e universidades.

Fonte: Brasília – Redação CGCOM/CAPES