Move La América: MEC abre inscrição para 800 bolsas
Notícias
Gabrielle Boeze 24 de julho de 2024

O Programa Move La América — realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) — está com as inscrições para sua primeira edição abertas até 8 de agosto. O programa oferta bolsas para que estudantes de países da América Latina e do Caribe complementem seus estudos no Brasil, promovendo a internacionalização do Sistema Nacional de Pós-Graduação e o intercâmbio de conhecimentos dentro do território nacional. 

Ao todo, serão concedidas até 500 bolsas de mestrado-sanduíche (com duração de dois a três meses) e 300 de doutorado-sanduíche (com duração de dois a seis meses). Os candidatos podem conferir o número de vagas de cada instituição de educação superior brasileira participante da iniciativa no .   site da Capes.    

Cronograma – A apresentação da candidatura deve ser realizada pelos estudantes estrangeiros por meio do Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes). As três rodadas de seleção pelas instituições de educação superior acontecerão de 15 a 22 de agosto; de 29 de agosto a 5 de setembro; e de 12 a 19 de setembro, respectivamente.  

Na sequência, as pró-reitorias  farão as homologações, no período de 26 de setembro a 3 de outubro. Os resultados dessa etapa serão conhecidos a partir de 8 de outubro.  

Cumpridas essas etapas, ocorrerá a análise técnica, até 7 de novembro, seguida pelo resultado preliminar, a partir do dia 8 do mesmo mês. Os candidatos terão dez dias corridos para recorrer. A divulgação final acontecerá a partir de 26 de novembro, e o início das atividades está mantido para o primeiro semestre de 2025.  

Move La América – O Programa Move La América é uma ação do MEC, por meio da Capes, para internacionalizar a pós-graduação brasileira. Busca-se atrair pesquisadores de países da América Latina e do Caribe por meio de concessão de bolsas de mestrado e doutorado (na modalidade sanduíche) para complementarem seus estudos no Brasil.   

 

Fonte:Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Capes