O programa Novos Caminhos, abriu vagas de ensino profissional a distância
Curso TécnicoEducação Profissional
4 de maio de 2020

Cursos serão oferecidos pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro e pela Fundação Social do Trabalho de Campo Grande.

O programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC), viabilizou a abertura de 1.960 vagas de ensino profissional a distância. Ao todo, serão 34 cursos totalmente gratuitos e que podem ser realizados por interessados de qualquer cidade brasileira. A iniciativa, parceria do ministério com instituições, torna o acesso à aprendizagem mais democrático e é uma alternativa para o período de isolamento social.

Até a sexta-feira, 1º de maio, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) recebe inscrições para três cursos na área de informática. Os cursos oferecidos, com 70 vagas cada, são de programador web, programador de sistema e operador de computador. Os candidatos precisam ter concluído o ensino fundamental para as duas primeiras opções e, na última, o 5º ano. A carga horária vai de 160 a 200 horas e a duração varia de três a quatro meses.

Já a Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), localizada no Mato Grosso do Sul, está oferecendo 1.750 vagas em 31 cursos em diversas áreas, como saúde, turismo, administração e informática. A carga horária, a idade e a formação mínima exigida dependem do curso escolhido. As inscrições podem ser realizadas até o 3 de maio.Confira os cursos a seguir:

Novos Caminhos – O programa Novos Caminhos abre novas oportunidades e novos cursos com foco nas demandas do mercado e nas profissões do futuro. O objetivo da iniciativa, lançada em outubro do ano passado, é potencializar a educação profissional e tecnológica com incremento de 80% nas matrículas — subindo de 1,9 milhão para 3,4 milhões — até 2023.

Essas novas vagas oferecidas somam-se às mais de 31 mil vagas que foram pactuadas com diversas instituições de ensino para oferta EaD.