Revalida 2024/1: Inscrições para a 1ª etapa abertas
Notícias
Gabrielle Boeze janeiro 30, 2024

As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/1 estão abertas até sexta-feira, 2 de fevereiro, no Sistema Revalida.

Os interessados, brasileiros ou estrangeiros em situação legal no Brasil, devem anexar o diploma no momento da inscrição ou declarações e certificados de conclusão de curso, caso já tenham finalizado a graduação, informando que a expedição do diploma está em trâmite.

A documentação deve ser expedida por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação local ou órgão equivalente e acompanhada de tradução juramentada, se não estiver em português, inglês, francês ou espanhol. As provas (objetiva e discursiva) serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 17 de março, em dez cidades brasileiras.

Cronograma — Revalida 2024/1 (1ª etapa):

Revalida — O exame é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira.

Confira o edital da 1ª etapa do Revalida 2024/1
Acesse o Sistema Revalida
Saiba mais sobre o Revalida

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep