Seis universidades brasileiras somam 33 cursos entre os 100 melhores do mundo, aponta ranking global
Educação Superior

Seis universidades brasileiras somam 44 cursos entre os 100 melhores do mundo, de acordo com o “QS World University Rankings by Subject”, um ranking feito pela consultoria QS Quacquarelli Symonds, divulgado nesta quarta-feira (3).

A Universidade de São Paulo (USP) lidera a lista. Ao todo, são 32 entre os 100 melhores do mundo. Em seguida vem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 4; e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 3. Completam a lista a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), com um curso cada.

A análise considera as áreas de conhecimento como um todo, incluindo graduação e pós, em diferentes campis das instituições.

As melhores formações do país são em Odontologia na USP, Unesp e Unicamp. Em seguida vem Engenharia do Petróleo na USP e Unicamp, e Engenharia de Minérios e Mineração, na USP (veja a lista completa abaixo).

Em entrevista ao G1, o diretor de pesquisa da QS, Ben Sowter, afirma que o ranking não mede a qualidade do ensino, e sim a relevância do curso e da universidade, segundo parâmetros estabelecidos pela instituição. Assim, mesmo após um ano de pandemia e com a suspensão das aulas presenciais, a análise não foi afetada.

“Uma das coisas mais importantes a se reconhecer é que não estamos medindo a qualidade do ensino. Estamos medindo a posição acadêmica, a empregabilidade dos graduados, o impacto da pesquisa e a produtividade da pesquisa. Portanto, não estamos capturando o efeito da suspensão das aulas presenciais”, afirma Ben Sowter, diretor de pesquisa da QS.

 — Foto: G1

Ao todo, a QS pesquisou 13.883 programas universitários individuais, em 1.440 universidades em 85 locais ao redor do mundo, em 51 disciplinas acadêmicas e cinco amplas áreas de conhecimento . Os resultados completos podem ser acessados aqui.

No caso da USP, por exemplo, foi analisada a produção de conhecimento em São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto.

Melhores cursos no Brasil

A QS analisou 241 programas de graduação em 32 universidades brasileiras, em 51 disciplinas acadêmicas.

A USP tem 13 cursos entre os 50 melhores do mundo. É o maior número entre as universidades latino–americanas.

O melhor curso do Brasil é o de Odontologia da USP. No ranking mundial, ele está em 13º lugar, um crescimento de cinco posições em relação à edição anterior da análise.

O ranking da QS também destaca o curso de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) está na 22ª posição. Na edição do ano passado, estava em 37º lugar, o que indica um crescimento de 15 posições entre as duas análises. Odontologia na Unicamp também melhorou a avaliação: está em 26º lugar, e antes era 29º.

A análise também aponta que a área de Engenharia de Petróleo se destaca no ensino superior brasileiro. O curso da Unicamp está em 28ª posição e o da USP, 29ª.

“O Brasil continua sendo o ecossistema de ensino superior mais forte da América Latina. Possui mais departamentos universitários classificados do que qualquer outra nação latino-americana (241), e apenas 12 países têm mais programas classificados do que o Brasil. Além disso, a Universidade de São Paulo continua a ser a universidade de melhor desempenho do continente neste exercício”, analisa Sowter .

Pesquisa contra Covid

Além disso, Sowter destaca iniciativas de pesquisa que colocaram a ciência brasileira em destaque, como no caso da Universidade Federal do Paraná (UFRJ) em parceria com a Universidade de Tübingen, na Alemanha (veja no vídeo abaixo).

“Vimos exemplos notáveis de colaboração de outras instituições brasileiras. Por exemplo, a recente parceria de pesquisa da Universidade Federal do Paraná com a Universidade de Tübingen, na Alemanha, que viu o desenvolvimento bem-sucedido de um teste de Covid-19 de 12 minutos, colocou os pesquisadores brasileiros na vanguarda da resposta à pandemia global”, revela.

Novos cursos na análise de 2021

Na lista dos melhores cursos do mundo, 4 programas brasileiros chegaram ao top 50 de suas áreas pela primeira vez:

  • Hospitalidade e Turismo, na USP (37º lugar)
  • Antropologia, na USP (44ª posição; antes estava na faixa de 51-100)
  • Engenharia Agrícola & Ambiental da Unicamp (49º lugar)
  • Ciência Política & Relações Internacionais da USP (50ª posição)

Melhores cursos na América Latina

No recorte por América Latina, a lista da QS aponta quarenta cursos da USP, Unicamp e UFRJ entre os 100 melhores da América Latina. A USP tem 32, seguida pela Universidade Nacional Autônoma do México, com 26; e a Pontifícia Universidade Católica do Chile, com 16.

A Unicamp está em sétimo lugar, com cinco cursos, e a UFRJ está em nono, com três.

Universidades e cursos entre os 100 melhores da América Latina

Instituição País nº cursos
1 Universidade de São Paulo (USP) Brasil 32
2 Universidad Nacional Autónoma de México México 26
3 Pontificia Universidad Católica de Chile Chile 16
4 Universidad de Chile Chile 14
5 Universidad de Buenos Aires Argentina 9
6 Universidad de Los Andes Colômbia Colômbia 6
7 Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Brasil 5
8 Universidad Nacional de Colômbia Colômbia 4
9 Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Brasil 3
10 Tecnológico de Monterrey México 2

Fonte: QS World University Rankings by Subject

Fonte: G1