Setembro, mês de celebração para a comunidade surda
AcessibilidadeMECNotícias
setembro 26, 2022

Setembro é um mês de grande relevância e visibilidade para as pessoas surdas, com três datas que conscientizam e celebram conquistas que fazem parte da trajetória e da luta de toda a comunidade. São elas: – o Dia Internacional da Língua de Sinais, em 23 de setembro; – o Dia do Surdo, em dia 26 de setembro; e, o Dia Nacional do Tradutor e Intérprete de Libras, celebrado em 30 de setembro. Com foco na comunidade surda, o Ministério da Educação promove diversas iniciativas na área.

A primeira delas atua para mudar o cenário das políticas educacionais e linguísticas que se pautam apenas na perspectiva inclusiva de inserir o estudante surdo no ambiente escolar sem a garantia de procedimentos que fortaleçam acessibilidade em seu aprendizado. As Diretrizes Nacionais da Educação Bilíngue de Surdos congregam todas as etapas da educação básica e têm como base a promoção de currículos e práticas pedagógicas bilíngues de surdos: a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a língua portuguesa escrita.

Por meio da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, o MEC coordena com municípios interessados a construção, reforma ou ampliação de escolas bilíngues de surdos. Hoje, 11 localidades do Brasil demonstraram interesse no projeto. Para complementar essa etapa o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Libras disponibiliza formatos acessíveis aos estudantes e professores surdos das escolas públicas de educação básica do país.

No universo acadêmico, em parceria com universidades, há a oferta de cursos de formação continuada para professores, gestores e profissionais que almejem atuar com a educação bilíngue de surdos. Com projetos de variadas instituições, atualmente são contabilizadas 3.520 vagas para a formação educacional de surdos.

Na internet, o Canal Libras se apresenta como um espaço de conexão e difusão de conteúdo com foco na rede nacional de educação, desde a educação infantil até o ensino superior.

INES

Outra data a ser celebrada, – o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) completa 165 anos no mesmo Dia do Intérprete de Libras e do Surdo, em 26 de setembro. Dentro da estrutura do Ministério da Educação, o Instituto destaca-se como referência nacional na área da surdez, essencial no subsídio de formulações de políticas públicas e, posteriormente, sua implementação no campo. O Instituto atua na promoção de educação para crianças, jovens e adultos surdos.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Semesp