A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) ganhou o Leão de Bronze no Festival de Cannes, na França, na categoria Print&Publishing.
O prêmio foi conquistado graças à plataforma de Inteligência Artificial (IA) chamada bAIgrapher, desenvolvida em colaboração com Marcelo Chapper, ex-aluno de medicina, e os estudantes Luiza Pinheiro e Fabricio Vizzotto, de Informática Biomédica.
Essa plataforma auxilia pacientes com Alzheimer a preservarem a memória, proporcionando um auxílio tecnológico para a terapia de reminiscência.
Além disso, o bAIgrapher utiliza depoimentos fornecidos por pessoas indicadas pelo paciente, em diferentes formatos, como texto, áudio e imagens, que são interpretados e organizados para criar uma autobiografia coerente e cronologicamente ordenada.
A plataforma busca ajudar os pacientes a recordarem eventos passados, contribuindo para retardar a progressão da doença e melhorar sua qualidade de vida.
Por fim, diferentemente de outras tecnologias em IA, como o ChatGPT, o bAIgrapher foi projetado especificamente para produzir autobiografias, permitindo que o paciente guie a interação, selecionando memórias positivas, detalhamentos e importância de cada evento.
O foco é fornecer uma narrativa precisa e fiel à vida do paciente, evitando informações ou fatos inventados que possam levar a interpretações equivocadas.