🎲 GerontoCare: o jogo que transforma o ensino da saúde do idoso em uma jornada de descoberta e inovação
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Gabrielle Boeze 19 de maio de 2025

Você já imaginou aprender sobre saúde da pessoa idosa jogando um tabuleiro educativo, dinâmico e cientificamente validado? Essa é a proposta do GerontoCare, uma tecnologia educacional desenvolvida para estudantes de enfermagem que vem despertando o interesse de especialistas e alunos por combinar conteúdo técnico com ludicidade, engajamento e inovação pedagógica.

Criado por pesquisadores da Universidade de Brasília, o GerontoCare não é apenas um jogo. Ele é fruto de um estudo metodológico com rigor acadêmico e validação psicométrica, que resultou em um material didático com potencial para revolucionar o ensino da geriatria e gerontologia nos cursos da área da saúde. Seu grande diferencial está na forma como traduz os desafios do cuidado à pessoa idosa em experiências lúdicas, estimulando o pensamento crítico, a empatia e o raciocínio clínico de forma ativa.

O objetivo? Ampliar o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem e promover a compreensão prática de temáticas complexas como doenças crônicas, farmacologia, exame físico e hábitos saudáveis — tudo isso em um percurso simbólico que simula a jornada do idoso do hospital até o retorno ao seu lar, enfrentando desafios e aprendendo a cada jogada.

A estrutura do GerontoCare envolve:

 

Um tabuleiro ilustrado com 45 casas que representam locais reais do cotidiano da pessoa idosa, como feiras, farmácias e unidades básicas de saúde;
120 cartas com perguntas baseadas em literatura científica atualizada, divididas em quatro categorias temáticas;
Um sistema de regras simples, mas desafiador, validado por especialistas com Índice de Validação de Conteúdo (IVC) superior a 0,90;
Uma experiência de jogo avaliada por estudantes com média de satisfação de 9,7 em critérios como motivação, clareza e contribuição ao conhecimento.
Mais do que uma ferramenta auxiliar, o GerontoCare atende às exigências contemporâneas da formação em saúde previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Enfermagem. Ele reforça a importância de metodologias ativas e tecnologias educacionais no preparo de profissionais éticos, críticos e preparados para lidar com as demandas do envelhecimento populacional.

Quer saber mais sobre como o GerontoCare pode transformar a sala de aula e qualificar a assistência prestada à pessoa idosa? Em breve, novas versões estarão disponíveis para outras áreas da saúde e modalidades de ensino.

📌 Inovação, ciência e ludicidade a serviço do conhecimento. Porque aprender pode — e deve — ser uma experiência envolvente.

 

 

Fonte: 2 em 1 Comunicação e Educação