Governo criará comissão especial para discutir o novo Plano Nacional de Educação
Notícias
Juliana 18 de março de 2025

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, disse nesta quinta-feira, 13, que deverá criar uma comissão especial para discutir o novo Plano Nacional de Educação (PNE). O objetivo, segundo ele, “é tentar abreviar esse desafio que o parlamento tem de elaborar o plano”. A declaração foi dada em São Paulo durante o encontro promovido pela organização Todos Pela Educação.

“Essa comissão especial será o palco para que o tema possa ser discutido, para que a sociedade possa ser ouvida, o executivo federal, os secretários estaduais e municipais, as organizações que tratam de educação no Brasil para que o melhor texto possível possa ser elaborado”, disse a jornalistas.

O plano vigente foi elaborado em 2014 e devia ter validade até 2024, mas acabou prorrogado por lei até dezembro de 2025. Esse documento define diretrizes, metas e estratégias para a política educacional brasileira.

Motta disse desejar que a discussão não seja politizada. “A educação no Brasil deve estar acima de qualquer preferência político-ideológica. Quando nos perdemos ao politizar esse tema, o país tem um grande prejuízo.

Fonte: G1 Notícias
Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados