CAPES aborda a equidade no contexto do Acesso Aberto
Notícias
agosto 8, 2023

A CAPES está organizando o workshop online Equidade Global na publicação em Acesso Aberto, através do Portal de Periódicos.

O evento, agendado para 29 de agosto, busca abordar as desigualdades financeiras, estruturais e culturais nas políticas de Acesso Aberto em publicações científicas.

Com vídeos curtos e discussões mediadas por facilitadores, o workshop visa destacar desafios na transição para a Ciência Aberta e debater soluções para as disparidades emergentes. A CAPES conta com parcerias de renome, como OA2020, coAlition S e Unesco, para essa iniciativa.

O Movimento de Acesso Aberto, de alcance global, busca democratizar o conhecimento acadêmico científico, tornando-o acessível sem barreiras financeiras.

A CAPES tem contribuído para esse movimento através do lançamento da seção “Acesso Aberto” em seu Portal de Periódicos, com materiais informativos e resultados de pesquisas sobre o tema.

Com mais de 49 mil títulos, o Portal de Periódicos é o maior acervo de publicações científicas do Brasil, promovendo a equidade ao proporcionar acesso às pesquisas mais recentes de maneira abrangente.

Para mais informações, envie um e-mail para acessoaberto@capes.gov.br. As inscrições e o envio dos vídeos devem ser feitos pela página do workshop na internet.

Para mais informações sobre o debate, clique aqui.

Acesse também:

Fonte: CGCOM/CAPES