CAPES participa de lançamento do Prêmio Jovem Cientista
Notícias
outubro 20, 2023

Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, participou do lançamento da 30ª edição do Prêmio Jovem Cientista, com o tema Conectividade e Inclusão Digital. O evento, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, CNPq e Fundação Roberto Marinho, ocorreu durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília. A ministra Luciana Santos enfatizou a importância da ciência na sociedade, enquanto Bustamante destacou a relevância da conexão entre ciência e educação. O prêmio foi elogiado por seu papel em cultivar o pensamento científico entre jovens estudantes e incentivar a inovação no Brasil.

Sobre o Prêmio
Criado em 1981, o Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do CNPq em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O objetivo é reconhecer talentos, impulsionar a pesquisa científica e investir em estudantes e jovens pesquisadores. Em suas 29 edições foram reconhecidos 194 pesquisadores e estudantes, além de 21 instituições de ensino médio e superior.

As inscrições para a 30ª edição serão abertas em 2024, com premiação para cinco categorias: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio, Mérito Institucional e Mérito Científico, que homenageia um pesquisador-doutor que, em sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição.

Com informações do MCTI.

Fonte: Brasília – Redação CGCOM/CAPES