MEC oferece apoio à implementação no ensino médio
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Felipe Stegun 28 de agosto de 2020

As redes de ensino têm um grande desafio: oferecer aos estudantes de ensino médio o itinerário de formação técnica e profissional, conforme apresentado pela nova lei dessa etapa de ensino. Nesse sentido, diversas possibilidades podem ser utilizadas para a configuração dos currículos. “Existem várias alternativas e estratégias metodológicas para atender ao objetivo final, que é a profissionalização do estudante”, explica a Diretora de Política e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica (DPR), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Marilza Regattieri.

Para explorar essa diversidade, a Setec realizou uma série de encontros técnicos sobre a temática, denominada “Currículos: Caminhos e Possibilidades”. Ao todo, foram dez encontros virtuais que reuniram representantes das redes estaduais de educação com especialistas para debater o assunto, entre junho e agosto deste ano.

As gravações desses encontros estão disponíveis neste link. Os vídeos abordam diversas experiências de instituições de ensino em resposta ao desafio de proporcionar formação técnica e profissional no ensino médio. Entre os temas debatidos estão as experiências de organização de cursos por competências, pela integração com o programa de aprendizagem, pela articulação com o mundo de trabalho, entre outras.

A realização desses encontros integra a estratégia do programa Novos Caminhos, em contribuição ao fortalecimento e à ampliação da oferta de educação profissional e tecnológica. Na agenda estratégica do programa, uma das prioridades do MEC é apoiar a implementação do itinerário de formação técnica e profissional nas escolas de ensino médio.

 

Fonte; MEC