Navio da Ufopa leva saúde a comunidades do Pará
Notícias
Gabrielle Boeze 17 de fevereiro de 2025

O navio-hospital-escola Abaré — da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), vinculada ao Ministério da Educação (MEC) — iniciou a temporada de expedições de saúde de 2025. No total, haverá sete expedições, entre fevereiro e outubro, respeitando a sazonalidade amazônica.  

Única unidade básica de saúde intermunicipal em atividade no Brasil, o Abaré presta serviços de saúde, ensino e pesquisa a comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas que vivem em áreas de difícil acesso na região do Rio Tapajós, no Pará. O nome Abaré significa amigo ou companheiro em tupi-guarani, refletindo a missão de aproximação e apoio às comunidades locais. 

“O navio-escola Abaré da Ufopa é um exemplo de inovação em saúde pública, levando atendimento de qualidade a populações tradicionalmente excluídas dos serviços básicos de saúde. Essa ação da universidade cumpre um importante papel de entregar serviços muito além da educação para as populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas que vivem na região Oeste do Pará e será um importante equipamento na implantação do curso de Medicina”, afirma a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, referindo-se ao curso recém-criado na instituição. 

A primeira expedição começou na última terça-feira, 11 de fevereiro, com 30 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, dentistas e auxiliares de enfermagem. A partida se deu do porto localizado na unidade Tapajós da Ufopa. Durante dez dias, os profissionais atenderão a 44 comunidades de Santarém. A segunda expedição já está agendada para o período de 11 a 30 de março e atenderá, além de Santarém, aos municípios de Belterra e Aveiro. 

As expedições são realizadas por meio de parcerias com empresas privadas e as secretarias municipais de saúde dos municípios envolvidos. Entre os serviços ofertados, estão: vacinação; exames laboratoriais; coleta de Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU); consultas médicas, odontológicas e de enfermagem; assim como distribuição de medicamentos. O navio possui quatro consultórios, uma sala para pequenas cirurgias, laboratório para análises clínicas e radiografias, além de acomodar 55 pessoas, incluindo tripulação e profissionais de saúde. 

Confira as datas das expedições do Abaré em 2025: 

Histórico – A Ufopa recebeu o Abaré por doação de uma organização não governamental holandesa, em 2017, integrando-o ao Sistema Único de Saúde (SUS) como a primeira Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) do Brasil. O objetivo é garantir acesso a saúde, educação e pesquisa para as populações amazônicas e promover um modelo de assistência médico-hospitalar de excelência na região. “Além das expedições de saúde habituais, teremos duas expedições menores voltadas para a participação e integração dos novos alunos de Medicina da Ufopa, junto às comunidades ribeirinhas do Rio Tapajós”, informou o gestor do Abaré, José Costa. 

Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o navio durante a inauguração da Infovia 01 e destacou a relevância do projeto, que foi fundamental para a criação do curso de Medicina da Ufopa, no ano seguinte. O Abaré permaneceu em atividades durante os anos de pandemia. “O plano de contingência elaborado pela Ufopa possibilitou a continuidade das atividades do Abaré, mesmo durante a pandemia”, confirmou Costa. 

Balanço 2024  No ano passado, foram realizadas seis expedições de saúde com duração máxima de 20 dias cada uma. As expedições do Abaré proporcionaram 4.417 consultas médicas, 1.927 consultas odontológicas e 234 consultas de enfermagem. Houve 210 coletas de PCCU, 316 exames pré-natais e 234 pequenas cirurgias. Foram distribuídos 98.196 medicamentos, realizados 4.001 exames laboratoriais e aplicadas 2.486 doses de vacinas de rotina. Durante as expedições, também foram doados 397 pares de óculos. 

Os atendimentos têm 93% de resolutividade, ou seja, apenas 7% dos casos necessitam de encaminhamento para centros urbanos. “Atuamos no tripé da saúde: consultas, exames e dispensação de medicamentos”, disse Costa. 

Participaram das expedições de saúde de 2024 os profissionais de saúde das secretarias municipais de saúde dos municípios de Santarém, Aveiro e Belterra; os residentes do programa de Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família da Ufopa; residentes de outras instituições de ensino; docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Saúde Coletiva (Isco); profissionais de saúde bucal da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai); integrantes do Centro de Controle de Zoonoses; professores e estudantes de Medicina e Odontologia de grupos parceiros externos; além da tripulação e equipe de gestão do navio. O projeto “Abaré Sorriso” promove palestras para crianças e adolescentes sobre a importância da higiene bucal, além de distribuir kits de higiene para as populações. 


Fonte: Este conteúdo é uma produção da Ufopa, com apoio da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC)