O Prêmio CAPES de Tese 2021 recebeu 1.376 trabalhos de conclusão de doutorado, defendidos no Brasil no ano passado. Este é o segundo maior número de inscritos na história do concurso, que avaliou 1.422 teses em 2020 e 1.142, no ano anterior.
A 16ª edição da premiação vai selecionar um trabalho em cada uma das 49 Áreas de Avaliação reconhecidas pela CAPES. Deles sairão os três vencedores do Grande Prêmio, representando cada um dos Colégios de Avaliação: 1) Ciências da Vida – Biológicas, da Saúde e Agrárias, 2) Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar – Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Multidisciplinar e 3) Humanidades – Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.
Nos trabalhos, avaliados por comissões de premiação, serão considerados a originalidade e a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País. Além disso, a qualidade e quantidade de publicações derivadas da tese, sua metodologia, redação, estrutura e organização do texto, também serão requisitos.
Em setembro, o resultado dessa etapa deve ser divulgado. Os vencedores do Grande Prêmio só serão conhecidos em dezembro de 2021.
Prêmio CAPES de Tese
A iniciativa tem a parceria da Fundação Carlos Chagas, da Comissão Fulbright e da Dimensions Sciences. A premiação vai desde o apoio à participação em eventos científicos nacionais e internacionais e bolsas de estudo, até prêmios em dinheiro e reconhecimento aos autores, orientadores e coorientadores, além do programa de pós-graduação no qual a tese foi defendida.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da CAPES
Juliana Mucury