Esporte, talento e projetos sociais são tema do 2 em 1 na sua Casa
Notícias
3 de junho de 2020

A 2 em 1 Comunicação e Educação realizou nesta terça-feira (02), o Seminário “Esporte, Talento e Projetos Sociais, no Brasil: Perspectivas”, dentro do Projeto 2 em 1 na sua Casa.

Essa é mais uma iniciativa visando atingir a meta da chamada agenda 2030 da ONU. Ela estabelece que o conhecimento é um bem público, imprescindível e insubstituível, sendo um direito de todos, e pensando nisso, a 2 em 1 quer contribuir buscando conhecimento como bem público, para que o desenvolvimento da sociedade de forma globalizada.

A professora Suzana Funghetto, recebeu os convidados em momento online nas redes sociais do Youtube e no Facebook, para falar sobre o tema e a trajetória de cada um no esporte. Todos os convidados contaram o início e trajetória no tênis, tênis de mesa e o nascimento do projeto social de futebol com crianças que passam por período de vulnerabilidade social.

Guilherme Costa, mesa-tenista, 13 do mundo, tetraplégico e também youtuber comentou sobre a sua trajetória. Entre as conquistas de Guilherme, medalhista de ouro no Parapan Americano em Lima, e medalha de bronze nas Paraolimpíadas no Rio em 2016. Com tudo esse currículo, o mesa-tenista ressalta a dificuldade dos atletas desse esporte em conseguir patrocínio nas disputadas nas competições internacionais onde estão a elite da modalidade. “Falta um pouco mais de visibilidade para o tênis de mesa, no País do futebol, ainda mais paralímpico”, sentencia Guilherme.

Já o também campeão brasileiro e sul-americano Victor Tosetto, de tênis na categoria 16 anos, hoje classificado entre os 3 melhores do Brasil e  da  América do Sul, colocou que para o seu pleno desenvolvimento o patrocínio é a palavra mágica. “É muito difícil conseguir, tudo depende de onde você está no ranking”, por isso é muito importante treino e foco na busca de crescer num ambiente altamente competitivo que é o ténis”.

Completando o time, Deiza Leite, presidente e coordenadora da Rede Gol Transformando Vidas, que atende cerca atualmente 937 crianças, mães e avós na periferia do Distrito Federal. Para ela, o grande objetivo da Rede Gol é buscar o reconhecimento e a identidade dessas pessoas, e o esporte é a alavanca para atingir essa relação saudável, além do resgate do afeto, da autoestima. “Nosso projeto é privado e atende cerca de 200 comunidades do DF, com voluntários atendendo até cinco mil pessoas, mas esperamos sensibilizar a sociedade em geral na busca desse objetivo.

Com essas modalidades esportivas suspensas em função da pandemia, esses atletas de altíssima qualidade concordam com a necessidade de buscas de novas perspectivas por meio de trabalhos sociais. É fundamental o patrocínio e todos estão abertos para empresas, escolas e apoiadores que  queiram apoiar os atletas e o projeto social.

Os eventos da 2em1 na sua Casa, correrem em forma de seminários, aulas, conversas online pelo Canal no YouTube da 2 em 1 Comunicação e Educação.

O próximo evento ocorrerá no dia 11 de junho, às 16h, e discutirá o  “Amor em  tempos de COVID-19”.

Venha, aprenda e ajude a produzir novos conhecimentos.
Participe!